quinta-feira, 20 de junho de 2013

Quantos filhotes uma cadela pincher pode ter?



A gestação é um momento mágico para todas as espécies. O que devemos saber sobre esta fase tão importante das cadelas? Em primeiro lugar, o cio das mesmas ocorre semestralmente, principalmente nos meses de fevereiro e agosto.
O período do cio ocorre por cerca de 15 dias, sendo que nos primeiros 10 dias o animal apresenta o sangramento vaginal e assim que acaba, inicia-se o processo da ovulação, que é a fase fértil e permanece cerca de 5 dias. É neste período que ocorrendo o cruzamento, este será fértil, pois os animais, com exceção dos primatas (homem e macaco) só aceitam a cópula no momento da ovulação, ou seja, as fêmeas são receptivas ao macho somente para fins reprodutivos.
O tempo de gestação das cadelas varia de 58 a 64 dias, em média 60 dias. A quantidade de filhotes pode variar de acordo com a raça dos cães, por exemplo cães de raças grandes (Pastor alemão, Fila brasileiro, Dog alemão etc) são mais prolíferas (8 filhotes em média), no entanto raças pequenas (Chiwawa, Pinscher etc) produzem menos filhotes (2 em média). Normalmente o parto das cadelas é normal, ou seja, ocorre de forma natural, sem necessidade de intervenção do médico veterinário.
Para isto é necessário que assim que o animal realize o cruzamento, o proprietário deve encaminhá-lo para o profissional responsável para a realização de orientação nutricional, e pelo menos um pré-natal e um ultrassom. O desmame dos filhotes deve ser em torno dos 40 dias de idade e a partir deste momento, eles estão aptos para seguirem seu próprio caminho. O sentimento de maternidade das cadelas é tão forte, que é muito comum desenvolverem a famosa pseudociese ou gravidez psicológica, cerca de 40 dias após a ovulação, inclusive com galactorréia (produção de leite). 

4 comentários:

  1. Boa tarde. Minha Pincher está com 58 dias d gestação. E não tem nem sinal de quem vai dar cria. Isso e normal?

    ResponderExcluir
  2. Minha pincher deu cria hoje as 3 da manha e outro veio as 7 da manha, será que ainda á filhotes?

    ResponderExcluir
  3. Minha cadela pincher está grávida ela é pequenina e o macho um pouco maior 21cm ela 20 cm pode ter complicações o parto e quantos filhotes pode ter

    ResponderExcluir
  4. A minha pinscher tevê cria ontem a noite. Tevê duas

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...