quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como eliminar caramujos no aquário




Durante muitos anos tenho acompanhado relatos de gente que sofre horrores com uma mega-explosão populacional de caracóis ou caramujos em seus aquários e que já fizeram de tudo para acabar com eles, e tudo que conseguem é uma goleada vergonhosa do tipo 12x0. Eu mesma já sofri uma invasão cruel destes moluscos gastrópodes que além de serem visualmente desagradáveis reproduzem-se numa velocidade impressionante. Por isso relatarei minha experiência pessoal no controle da praga sem a utilização de qualquer elemento químico ou das mãos(para esmagar os moluscos...ecaaaa).Antes de mais nada é preciso compreender o pq do potencial reprodutivo destes invasores. Na natureza são considerados elementos forrageiros, ou seja, servem de comida para grande parte da cadeia alimentar, dai a necessidade de uma postura contínua e elevada para compensar os ovos e larvas que serão predados(comidos). Em nossos aquários apesar da existência dos predadores principais que são os peixes, geralmente não existem os predadores dos ovos dos moluscos. E é justamente este o "calcanhar de aquiles" dos caramujos.Um controle biológico eficaz inicia-se sempre com a interrupção do ciclo reprodutivo, seja de um caramujo ou de qualquer outro organismo. Para isto o melhor predador ainda são os camarões! Não precisam ser de "estirpe" ou caros, podem ser os de rio mesmo, aqueles comuns de poucos centavos. Por nadarem em todos os níveis do aquário e por todas as reentrâncias localizam as posturas dos caramujos a tempo de não eclodirem. Muito eficientes na tarefa.



O aumento de caramujos no aquario é indicativo que o ambiente está ótimo para eles, a temperatura influencia no metabolismo com certeza, mas a maior causa é excesso de matéria orgânica, restos de alimentos, plantas mortas, cadaveres de peixes... fazendo com que se reproduzam.
Peixes que detonam caramujos: Bótias, paraísos, mocinha (Characidium fasciatum), ramirezi, kribensis...
Para retirá-los sem a ajuda de peixes, use uma folha de alface no fundo o aquário durante a noite, apague a luz deixe um tempo e vá conferir... eles irão estar todos em cima, daí tira a folha e dê um fim neles, eu já fiz uma armadilha com uma garrafinha pet pequena, cortei e inverti o gargalo para dentro, enchi de água para afundar com um pouco de ração dentro... deixei a noite, e na madrugada fui ver e tava lotada de caramujos (se for opaca eles ficarão lá dentro quando amanhecer)... se eles tiverem a casca macia esmigalha no vidro do aquário que os peixes adoram.


Mas o que fazer qdo já existem um milhão de caramujos no aquário?Bom para isso vc pode usar bomba incendiária ou napalm. Não tem jeito. Mas se teu propósito for controlar paulatinamente o teu problema pode ser resolvido com este segundo passo:Existem vários peixes que possuem predileção por moluscos, são conhecidos no jargão biológico como "malacófagos". Via de regra TODOS os ciclídeos podem desempenhar esta tarefa - até os fresquíssimos acarás-disco.Por experiência própria e por constatação "in loco" em outros aquários, existem alguns ciclídeos que possuem desempenho melhor que outros. Cito aqui: jóia(Hemichromis), xadrezinho(Crenicara), apistogramas, joaninhas(Crenichicla). Estes possuem bom desempenho em predar moluscos, embora sejam meio temperamentais com a vizinhança. Para que tenham máxima eficácia é preciso que não estejam de barriga cheia - deixe-os com fome, assim procuram aquilo que instintivamente lhes pareça comida. Inicialmente predarão apenas os menores, e só depois atacarão os caracóis de tamanho maior.Também entram na classe de predadores com comprovada eficácia os peixe-paraíso, mas pecam por terem apenas relativa avidez, saciam-se em pouco tempo e não consomem o molusco inteiro deixando a concha vazia rolando pelo aquário.O título da postagem não deixa dúvidas - "controle biológico" é por definição a utilização de recursos que a própria natureza disponibiliza para resolver muitos problemas. A imensa maioria não tem paciência necessária para ver os resultados, e porisso são comuns relatos de que tudo foi tentado mas não houve solução para a invasão gastrópode. Só lembrando que os ataques químicos são de extrema eficiência em matar todos os molusco, mas afetam indistintamente plantas, peixes e bactérias.
Na minha humilde opinião um "tiro no pé". Não recomendo....




Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...