sábado, 4 de maio de 2013

Como escolher uma gaiola para hamsters




Gaiolas

Há muito que falar à cerca destas mesmas, há vários tipos também, as mais conhecidas são as de grade, que na minha opinião são também as melhores nesta categoria, tem as de plástico e ainda as de acrílico, irei então falar de cada uma delas!

Gaiolas de grade


As gaiolas de grade na minha opinião são a melhor opção para quem prefere uma gaiola como alojamento para o seu Hamster, com óptima ventilação e grades que os Hamsters não conseguem partir, faz delas uma excelente casa para a vida inteira de um Hamster, dentro desta categoria de gaiolas existem também as gaiolas com tubos incluídos, como falei no último post, não são aconselháveis se tiverem os tubos do lado de fora, não convém a gaiola ter qualquer abertura nas grades para que os Hamsters não consigam roer os plásticos e por eles saírem, assim como no caso dos tubos, conseguirem roer a borracha dos mesmos, para um Hamster Sírio é também fácil de abrir tubos por dentro e de os roer também por dentro, portanto, gaiolas que incluam tubos exteriores para a espécie Sírio são uma péssima ideia.
Devido às suas grades, por norma os Hamsters não tendem a tentar roer o chão da gaiola, que é por norma o único contra deste tipo de gaiola, no entanto, visto que as de plástico ou de acrílico não possuem grades, estão muito mais sujeitas a isso, o que faz destas gaiolas a melhor ferramenta para Hamsters que adoram roer.
Em caso de andares, dê preferência a andares de plástico ou se forem de grades, ter em atenção o espaço entre as mesmas, menos de 1cm de distância entre elas leva por vezes a uma das patas ficar presa e quebrar-se. 
Cuidado com as grades se o seu Hamster gostar de roer também, pois se tiverem muito pouco espaço entre elas arriscam-se a partir um dos dentes.
É bom relembrar que gaiolas de grade não são muito adequadas à espécie Roborovski, embora haja umas gaiolas com espaço muito reduzido entre grades que dão para manter esta pequena espécie, no entanto, as maiores gaiolas geralmente têm espaço entre grades suficiente para eles conseguirem fugir por elas.

Gaiolas de plástico

Não é bem o nome correcto para dar a este tipo de gaiolas, mas o que quero dizer com gaiolas de plástico é as do tipo Crittertrail, algumas com grade, outras sem ela. 
A minha opinião sobre estas gaiolas é péssima, pessoalmente não aconselharia ninguém a comprar destas gaiolas, em especial as da Crittertrail, extremamente difíceis de montar e desmontar para limpar, material parte-se com o mínimo de força e os tubos das Crittertrails por norma são pequenos, embora nas outras marcas que possuem gaiolas deste género haja até tubos de tamanho razoável, no entanto, todos por norma são fracos de mais, se tivesse de escolher a pior marca de gaiola, seria sem dúvida a Crittertrail.
Os prós deste tipo de gaiolas estão presentes nas de grade, pelo que não vejo porquê optar por este tipo de gaiola, há bem pouco tempo parti uma de 4 andares da Crittertrail só de deixar cair ao chão de 20cm de altura.
Por norma as gaiolas de plástico são muito pequenas e as que têm andares são de uma dificuldade extrema de retirar para limpar.
As de plástico que não possuem grade, são extremamente pouco ventiladas, podendo levar à morte do Hamster por falta de oxigénio e companhia.

Gaiolas de acrílico 


As gaiolas de acrílico como a de cima, ou seja, com portinha em cima para o ar circular não são tão más como as do género Habitrail OVO, no entanto, também não são das melhores, uma vez que a tampa da gaiola da imagem a cima deveria ser maior, ao longo da tampa toda portanto, ou tenha preferência por gaiolas desse género mas com grades de lado e em cima, que já tenho visto à venda.
No entanto, em climas a cima de 35 graus estas gaiolas tornam-se horríveis, se você for do Brasil é uma péssima ideia comprar uma gaiola deste género.
Como falei a cima, a Habitrail OVO é basicamente a gaiola de acrílico mais famosa, no entanto, também a menos boa de se usar nesta categoria, a sua ventilação é tão inapropriada no Inverno, que no Verão torna-se como uma lareira para o Hamster, várias queixas chegaram aos ouvidos da Habitrail sobre esse problema, pessoalmente já tive uma e foi a pior gaiola que já comprei até aos dias de hoje, além dos meus Hamsters adorarem desmontar os tubos em segundos e fugir, não conseguiam chegar ao bebedouro e ainda por cima o bebedouro só pingava, perdi um Hamster dentro da mesma por falta de ventilação, a gaiola estava toda molhada, metia dó e o Hamster todo babado por isso mesmo, fui tarde de mais, meti logo a gaiola de lado e não a voltei a usar e isto foi em plena Primavera, em clima de 18 graus mais ou menos.
Têm também um contra péssimo, que é o facto de os Hamsters adorarem começar a roer as laterais (aquele buraco da imagem onde se metem os pegadores do lado de fora) e por aí continuam a roer, até abrir um buraco suficiente para fugirem. 
No entanto, nem todas têm esses laterais e as que falei a cima, com grande dos dois lados e ainda por cima, parecem-me uma opção tão boa quanto as de grade.

Aquários e faunários


Admito nunca ter visto um faunário grande o suficiente para meter um Hamster a viver, no entanto, há aquários de mais de 1 metro disponíveis, a regra número um de um aquário é deixar a tampa aberta ou retirar a tampa e substituir por grades, estes dois alojamentos têm um prós: Não podem ser roídos pelo Hamster.
Um aquário pode ser perfeito para viver se lhes for oferecido uma ventilação suficiente, no entanto, é por norma extremamente quente para climas a cima dos 25 graus, aquecem mais que as próprias Habitrail OVO, a mesma coisa se aplica para o faunário, que aquece da mesma forma também. 
No entanto, é ainda possível evitar isso se o dono do Hmster tiver jeito para artes manuais e conseguir abrir dois quadrados de lado do aquário/faunário e colocar grade nos mesmos, mas é geralmente uma tarefa complicada de fazer. 
Resumindo, se o dono souber como usar estes dois alojamentos, podem ambos ser excelentes, principalmente o aquário, uma vez que são enormes.
É bom lembrar que por norma os aquários são uma opção muito mais cara que as gaiolas e por isso não é de muita vantagem escolher um como alojamento.
Os aquários por norma mais altos que os faunários trazem-nos a vantagem do substrato ou seja, podemos meter vários cm de substrato para que estes se divirtam a fazer os seus túneis como na natureza!
P.S.: Aquários com mais de 80cm de comprimento são excelentes para Roborovski!
Opções excelentes para quem não gosta de varrer o chão todos os dias!

Caixas organizadoras (Bin Cage)


São o alojamento que mais uso por cá juntamente com as gaiolas de grade, podem ser usadas de todas as formas, mas a forma que aconselho mais é de tampa aberta caso a mesma seja alta o suficiente ou tampa de grade caso seja mais baixa, grade de lado como na fotografia é uma opção de cada um, apenas dou um conselho e aviso: Uma vez que fura a caixa há 80% de probabilidades que o Hamster roía a caixa por esse mesmo furo, o meu conselho é meter a grade do lado de dentro e não do lado de fora, para que não haja qualquer possibilidade do Hamster roer os cantos da "janelinha" que fez para as grades, comprar uma caixa sem rodas ou altos, tem de ser lisa! Isto é muito importante se for para Sírio ou Anões Russos! E também que o material seja o mais forte possível, quanto mais grosso, melhor.  
Estas regras de ventilação devem ser cumpridas para que o Hamster possa viver bem numa destas caixas, por norma são bem mais espaçosas e pode-se adicionar de tudo ao seu próprio gosto, até andares se tiver jeito! 
São também a opção por norma mais barata de todas e excelente também para Roborovski.
Para quem deseja umas dicas de como fazer uma e que perceba de inglês o suficiente: Como criar a sua própria caixa organizadora. 
É uma opção excelente para quem odeia varrer o seu quarto todos os dias.

Agora que falámos dos vários tipos de alojamento, irei abordar tamanhos. 
Na minha opinião, sendo Anão Russo, Sírio, Chinês, ou Anão Roborovski, todos devem ter um alojamento de tamanho grande, o mais grande que se consiga.
É bom lembrar que os Hamstes têm preferência por comprimento que por altura (Andares), ou seja, é muito importante que a gaiola tenha no mínimo 60cm de comprimento, para Roborovski diria 80cm, uma vez que é uma espécie activa e que realmente não pára e uma vez que não convém serem soltos como as outras espécies é bom terem pelo menos uma gaiola grande que lhes permita correrem quando desejarem.
No entanto, tenho também conhecimento de que por exemplo no Brasil, é difícil de encontrar gaiolas com mais de 50cm de comprimento, por isso, no Brasil, talvez seja melhor optar pela gaiola que tiver entre 2 e 4 andares e o maior comprimento possível também. 
O ideal, na minha opinião, é entre 80cm e 1 metro (o que raramente se encontra em gaiolas, por esse motivo, uso caixas), quando mais, melhor.

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...