segunda-feira, 6 de maio de 2013

Quando o hamster entra no cio




De um modo geral a fêmea de hamster entra no cio a cada 4 dias, em média, podendo este período variar entre 3 e 5 dias. Antes de entrar no cio, geralmente a fêmea exala um cheiro forte semelhante ao almíscar, que pode notar-se com mais intensidade nos meses de verão. Nesta época a fêmea é mais ativa e também mais receptiva ao macho.
O cio ocorre a cada 3 dias e permanece por um período de 4 a 24 horas. No inverno, as fêmeas podem não entrar no cio, e isto pode ser solucionado aumentado o número de horas iluminadas, com uma lâmpada acesa por 12 horas por dia. No fim de cada cio a fêmea excreta uma secreção branca consistente pela vagina.
Para saber se a fêmea está no cio basta segurá-la na palma de uma mão e com a outra mão coçar firmemente suas costas em direção ao rabo. Se a fêmea estiver no cio irá ficar parada, levantar o rabo, manter o peito encostado no chão e a cabeça virada para a frente. Outra maneira de saber se sua fêmea está no cio, é colocar o macho, fora da gaiola, bem perto da fêmea. Se ela ficar muito agitada, correndo dentro da gaiola é porque esta no cio. Se a fêmea estiver no cio coloque-a então na gaiola do macho ou coloque ambos, macho e fêmea, em um território neutro (o que é mais aconselhável para que não briguem). Nunca coloque o macho na gaiola da fêmea, pois ela irá defender seu território. Se a fêmea não aceitar o macho, ela deve ser removida da gaiola, podendo-se tentar novamente nas noites seguintes em que ela estiver novamente no cio.
Ao se encontrarem, o macho deverá rodear a fêmea agitadamente, e se o casal for compatível, ela irá ficar imóvel e levantar o rabo. Nas primeiras vezes, os machos podem demorar um pouco a perceber o que devem fazer. Ele irá montar e desmontar várias vezes. Você deve deixá-los cruzando por cerca de 20 minutos. No fim deste tempo, separe-os. Caso ambos percam o interesse antes de 20 minutos ou briguem, separe o casal e tente novamente no próximo cio. Não são todas as fêmeas que ficam prenhas da primeira vez, principalmente se cruzadas com um macho inexperiente. A gravidez pode ser confirmada pela ausência da secreção branca que marca o fim do cio, pois, em geral, as fêmeas prenhas não entraram no cio.

VARIAÇÃO DE GESTAÇÃO ENTRE AS ESPÉCIES:

HAMSTER SÍRIO, HAMSTER SÍRIAN - Reprodução: período de gestação em torno de 18 dias, com média de 8 filhotes. 
HAMSTER ANÃO RUSSO CAMPBELLS REPRODUÇÃO: Gestação de 18 - 21 dias
ROBOROVISKI - REPRODUÇÃO: Gestação de 20 - 30 dias
HAMSTER CHINÊS REPRODUÇÃO: Gestação de 21 dias
GESTAÇÃO E NASCIMENTO

Durante a gestação, é importante fornecer alimentação à vontade , leite e vegetais para aumentar a taxa de ingestão de proteínas. Não se deve pegar a fêmea neste período. Também remova a roda ou qualquer outro objeto que possa machucar a fêmea. Cerca de dois dias antes da data esperada para o nascimento, deve-se limpar a gaiola e deixar bastante material disponível para a fêmea construir seu ninho (papel higiênico, por exemplo). Não use jornal, pois a tinta pode ser tóxica. Após a limpeza, não se deve mais mexer na gaiola ou incomodar a fêmea.

Normalmente, o nascimento se dá à tardinha, à noite ou de manhã cedo, podendo também ocorrer durante o dia. A fêmea permanecerá ativa até o momento de dar à luz. Antes do nascimento de cada filhote, ela contrairá seus músculos abdominais duas ou três vezes, sentará nas patas traseiras e se curvará, enquanto dá à luz a um único filhote de cada vez. A placenta, que parece um pequeno saco de sangue, será expelida após o nascimento de cada filhote, sendo em geral ingerida pela mãe. Os filhotes nascerão em intervalos de mais ou menos 10 minutos, e a mãe deverá permanecer ativa entre cada nascimento. Desta forma, os filhotes poderão nascer em lugares diferentes da gaiola, mas a mãe os recolherá e os levará para o ninho assim que terminar de dar à luz.
Depois do nascimento dos filhotes, geralmente haverá sangue na forração. Este sangue é proveniente da placenta, e não é preciso ficar preocupado. Os filhotes nascem sem pêlos, cegos e surdos. Os olhos pretos já poderão ser vistos através da pele. No entanto, se os olhos forem vermelhos, não poderão ser vistos. Eles já nascem com dentes. Não se deve mexer no ninho nem nos filhotes antes de duas semanas, sob o risco de a mãe rejeitar as crias ou mesmo comê-las.
A pele dos filhotes começará a apresentar pigmentação após 4 a 6 dias e a pelagem começará a crescer. Aos 8 ou 10 dias, os filhotes começarão a andar pela gaiola. Com 16 dias, os filhotes já estarão cobertos de pêlos e seus olhos já estarão abertos. Já será possível segurar os filhotes por curtos períodos, podendo-se então limpar a gaiola.
Enquanto a mãe estiver amamentando, deve-se manter a dieta reforçada com ração, ovos cozidos, leite ou pão embebido em leite. Com 3 semanas de vida, os filhotes já estarão desmamados, e deve-se então separá-los em duas gaiolas diferentes, por sexo.
Após 3 semanas junto aos seus irmãos e com 6 semanas de vida, cada filhote deverá ser colocado em uma gaiola separada e estarão prontos para serem vendidos ou doados.


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...