quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dicas para cavalgada?



Para transportar para outro município tem que ter a GTA - Guia de Transporte de Animais. Tira na Secretaria de Agricultura e é grátis. 
Tome providência para que o chão do caminhão não fique escorregadio - verifique se tem as ripas atravessadas e um pouco de maravalha ajuda a absorver a umidade das fezes e urina. Cavalos são sensíveis a vento nas orelhas, se a viagem for um pouco longa, forre com lona pelo menos a frente da grade do caminhão para não ter vento frontal. 
Nunca transporte um cavalo arreado. 
Não amarre os cavalos no caminhão com cabresto curto, atrapalha o equilíbrio deles. 
Antes de começar a cavalgada, verifique se o cavalo não se machucou no transporte, veja se ele não está mancando. 

Não entendi se você vai ter mais de uma montaria durante a cavalgada, mas se tiver, deixe o cavalo extra em um cabresto não muito longo e nem curto, bem amarrado na argola da sela ou arreio. Cuidado para que o cavalo extra não machuque ou seja machucado por outros animais. 
Nunca puxe um cavalo pela cabeçada com o freio ou bridão. Nunca deixe um cavalo que está sendo puxado, desamarrado. Ele pode se soltar e causar acidentes. 

Ande sempre ao passo. 
Nunca dê água aos animais logo que chega a um local de descanso. Espere o corpo do cavalo "esfriar" naturalmente na sombra. 
Nunca molhe o cavalo com o corpo quente, ele vai entrar em "choque". 
Durante as paradas para descanso, se não for uma parada longa: desaperte as barrigueiras e tire a embocadura. Se for uma parada mais longa, para almoçar por exemplo, tire o arreio. 
Não é necessário dar alimento concentrado (ração) em cavalgadas um dia. 
Se for uma cavalgada de mais de um dia, pode até dar ração, mas só depois que o cavalo estiver descansado e em pouca quantidade para evitar cólica.

Fonte(s):

Provavelmente, eu já participava de cavalgadas enquanto você ainda era bebê. 
Tenho cavalos e participava de cavalgadas, a mais longa foi de dois dias (deixe de participar por problemas de saúde, mas espero voltar em breve). E já vi muito mais cavalos morrerem durante cavalgadas por idiotices de seus donos do que eu realmente gostaria de ter visto... 
Além disto, trabalho com Nutrição Animal há 19 anos.

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...