1 - Ratoeiras. - Funcionam mas fique atento a escolha das iscas. O Queijo tradicional serve para ratos maiores, mas para camundongos, é melhor usar um farináceo como bolacha doce. Meia goiabinha é uma ótima isca.
Agora se for para deixar a ratoeira no Jardim (ou em um lugar que tome chuva), esqueça as bolachas. A maioria dos ratos que apanhei foi com esse simples aparato.
Vale lembrar que muitas vezes a ratoeira dispara, mas você não pega o rato. Isso acontece porque o bichinho é grande, e o martelo (a aste que dá uma paulada na cabeça do rato) não consegue acertá-lo, ou porque ele entrou por trás na ratoeira, e ao desarmá-la foi atirado longe.
Cuidado também se você tem outros animais no Jardim.
2 - Cola para ratos - Funciona, basta colocar o dispositivo dentro de uma passagem dos ratos, e se quiser melhorar, coloque no centro da armadilha uma isca. Novamente cuidado pois é possível pegar pássaros e pombos por acidente.
3 - Feijão triturado - Você vai precisar de: uma xícara do feijão cru. Coloque o feijão cru no multi processador, ou no liquidificador (SEM ÁGUA) e triture até virar uma farofa bem, mas sem virar totalmente pó. Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão, perto das portas, e janelas, atrás da geladeira, atrás do fogão, em locais que você desconfie ser frequentados pelos ratos.
Em pouco tempo sua casa estará livre dos roedores.
4- Veneno de rato, Parafinados - Os ratos aprendem que o veneno pode matá-los, e após a morte de um ou dois do bando o método perde eficiência.
5 - Outros venenos - São eficientes, mas tem dois defeitos, você não sabe onde o rato vai morrer (e encontrar o cadaver embaixo da sua cama após uma semana de putrefação não é agradável) e são MUITO perigosos para crianças e outros animais. Se optar por esses, tenha certeza que as iscas vão ficar em lugar inacessível para as crianças, os gatos e os cães.
6- Por falar nisso, cães são muito eficiêntes para pegar ratos.