segunda-feira, 29 de abril de 2013

Como alimentar uma estrela do mar



Estrelas do Mar ou Starfish, por possuirem uma beleza extraordinária são uma das espécies marinhas mais conhecidas pelo mundo e requisitadas pelos aquaristas.
Existem cerca de 2000 espécies nos oceanos. Algumas espécies vivem em águas rasas, enquanto outras vivem em águas profundas. Assim como também em águas tropicais e águas frias.
Em relação a essas diferenças do seu habitat natural, devemos tomar muito cuidado na escolha de cada espécie. Isto é, devido as diferentes temperaturas, profundidades de seus aquários e alimentação própria para cada espécie, podem contribuir para que não sobrevivam dentro do seu aquário.
As Estrelas do Mar são diferenciadas através de suas cores e diversos formatos. Mas sempre com formatos similares.
Geralmente possuem cinco braços, mas não são todas. Existem estrelas que possuem cerca de 40 braços ou mais, como no caso das Sun Stars ( Estrela Sol ).
Por serem animais regeneradores, quando ameaçadas,costumam soltar alguma parte de seus braços, para despistarem e escaparem de seus predadores. E com o tempo, um novo braço será recomposto novamente no lugar.
Esse processo de regeneração não ocorre em todas as espécies. Não se arrisquem em cortar alguma estrela, para ver uma reprodução dentro do seu aquário.
Como não possuem barbatanas para se locomoverem, possuem inúmeros pezinhos em forma de pequenos tubinhos que se coordenam incrivelmente passo a passo ordenadamente.
Muita gente não sabe, mas as Estrelas do Mar, possuem olhos no final de cada braço.Algumas espécies possuem uma pigmentação vermelha na atuação de um olho. Não enxergam perfeitamente,mas podem distinguir claridade e escuridão ou notar um formato.

Alimentação das Estrela do Mar:

Cada espécie de Estrela do Mar, tem sua preferência na sua alimentação.
Notem que ao introduzirmos algum animal dentro do aquário,devemos conhecer primeiro a alimentação de cada animal. Pois dependendo do que vocês estejam criando. Seus animais podem servir de alimento ao animal novo.
Muita gente se esquece de pensar nessas coisas, onde a alimentação é um dos grandes pontos onde devemos nos preocupar ao inserir algum animal marinho dentro do seu aquário.
No caso das Estrelas do Mar, se alimentam de moluscos ou crustáceos, tipo mexilhões, ostras, camarões, esponjas do mar, algas marinhas, restos de animais e mais uma grande variedade de alimentos marinhos, tanto como vivos como mortos. Por isso tem uma grande função na biologia marinha.
Lembrando que algumas espécies se alimentam de corais e sua Tridacna pode virar um prato perfeito para ela. Tomem nota disso e cuidado.
Caso não haja alimentos suficientes em seu aquário para que sua Estrela sobreviva. Aconselho a alimenta-las com algum pedacinho bem pequeno de peixe fresco, como um sashimi de salmão ou camarão desidratado.
É simples, levantamos um de seus braços apenas um pouquinho e devagar e colocamos a comida de baixo dele. Mas somente uma vez por semana e sem exagero.
Esse alimento será conduzido até a sua boca que se encontra no centro da parte de baixo do corpo.

Cuidados com doenças das Estrela do Mar.

Devemos tomar muito cuidado na escolha de uma Estrela do Mar.
Não podem conter pontos brancos em seu corpo. Esses pontos brancos significam que estão com necrose.
Necrose é uma doença irreversível que ocorre na morte das células e se espalham rapidamente em todo corpo, até que comecem a trincar e se despedaçar de um dia para o outro.
No caso em que se perceba isso em sua Estrela do Mar. Retire-a o mais rápido possível, para que não poluam seu aquário.
Infelizmente não conheço nenhum remédio ou algum milagre para essa cura.
Sei que ninguém quer perder sua Estrela do Mar, mas neste caso não ha mais o que se fazer, pois a ação da necrose é muito rápida e não ha tempo de uma cura quando estão nesta fase.
Se alguém souber de uma cura, por favor nos escrevam, será uma boa ajuda a todos.

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...