Adestrar um gato é como adestrar um cachorro? Como se dá o adestramento básico de um gato (local de fazer as necessidades, o que pode ou não fazer, etc)?
Como você já deve ter percebido, adestrar um gato envolve métodos diferentes daqueles usados no adestramento de cães. O gato aprende muito cedo. Antes mesmo de um mês de idade já manifesta padrões de procurar areia para eliminação de excretas e de cavá-la para cobrir. Essa etapa é bem simples. Basta uma caixinha plástica com areia sanitária. Depois da primeira vez que fizer na caixinha, dificilmente vai errar depois. Se não tiver outros gatos na casa, experimente colocar seu bichinho de estimação na frente da caixa logo após a refeição.
Gatos podem ser adestrados em qualquer idade. No entanto, quanto mais jovens, mais fácil é para que se acostumem a ter que cortar as unhas, tomar banho, ser escovados, usar coleira e sair de casa. Mas, como foi dito, os gatos adultos e mesmo os idosos também aprendem.
A seguir, algumas dicas na tarefa do adestramento de gato.
1- A primeira coisa a ensinar é fazer as necessidades na caixinha.
Leve-o até ela algumas vezes para que o bichano aprenda. Em se tratando de gato, aprende rápido. Conserve e caixinha sempre limpa ou o gato evitará visitar a caixinha.
2- Ensine a palavra “não” ao seu gato, desde pequeno. O “não” deve ser usado sempre que ele fizer coisas erradas, como morder, subir em locais proibidos, arranhar móveis, etc. Os comandos são a linguagem que as pessoas usam para se comunicar com o bicho.
3- Chame-o pelo nome e emita sons diferentes para que ele reconheça que é o dono quem o chama. Isso cria uma identidade com o animal. O tom de voz é muito importante. Gatos e cães não compreendem palavras. Até as reconhecem, mas de modo rudimentar. O importante mesmo é o tom de voz utilizado. Na hora de chamar para comer o item de cima também é válido. O ‘esquema’ é criar uma palavra própria para comida, numa entonação particular .
4- Ensinar o gato a não subir no sofá, não arranhar os móveis, ou não fazer alguma outra coisa ‘errada’: Isso exige paciência! Você solta seu gatinho no “local proibido’ (a sala com o sofá novo, por exemplo) e fica ali, escondido só esperando pelo ato maléfico. Quando o gato se prepara para subir ou arranhar o sofá você, do seu canto escondido, emite algum tipo de som alto para assustar o animal. Pode ser bater um pedaço de jornal enrolado na parede, bater com uma colher de ferro no fundo de uma panela, dizer ‘não’ em tom firme e forte, sei lá, vai da sua criatividade. Depois de dois ou três sustos o seu gatinho já vai saber que aquela ação leva a um barulho ato que ele não gosta. E vai deixar de fazer. Lembre sempre de recompensar o gatinho quando ele fizer algo certo!
5- Sentar - Quem disse que só os cães sabem? Fazer o seu gato aprender a sentar é super fácil! Segure o petisco acima da cabeça do bichano, sem deixar que ele pegue. Espere o felino sentar ou tente estimular essa atitude, fazendo-o andar de ré. Isso porque, alguns gatos costumam dar passinhos pra trás antes de sentar.
Quando ele sentar, dê a recompensa no mesmo instante. Mas sem exagero! Dê um pedaço pequeno, pois se ele se empanturrar de petiscos não vai querer praticar mais. Além do que, excessos podem desbalancear a dieta do felino, o que não é aconselhável. Se o gato for comilão, você pode até usar a própria ração dele como petisco.
6- Dar a pata - Este é outro truque que não tem muito segredo. É moleza de ensinar! Coloque um petisco em cada mão e chegue bem perto do gato. Estenda uma das mãos pra que ele se aproxime. Se o bichano tentar pegar com a boca, afaste a mão e não entregue. Logo ele vai começar a usar a pata pra pedir a guloseima! Sempre que o felino agir assim, recompense-o com o petisco que está na outra mão. Depois de um tempo, o gato vai sacar que a recompensa não está na mão que está estendida e então passará a dar a pata, mesmo que não tenha nenhum petisco naquela mão.
7- Fica aí- Se seu gato é meio preguiçoso, ele vai aprender o comando “fica” rapidinho! Primeiro: você já precisa ter ensinado o comando “senta”. Daí é só ir aumentando aos poucos o tempo entre bichano sentar e ganhar recompensa. Sempre que o felino levantar, faça com que ele sente novamente e não dê o petisco. Aos poucos, ele vai perceber que só ganha o prêmio se ficar sentado. Diga o comando “fica” e, ao mesmo tempo, faça o sinal “pára” com uma das mãos espalmada, e só alguns instantes depois dê o petisco.
8- Miar - Para ensinar o bichano a miar sob seu comando você deve esperar um miado e, nesse momento, dar o petisco pra ele. Repita isso algumas vezes. Depois, passe a dizer “mia” alguns segundos antes de mostrar o petisco. Em pouco tempo ele vai se acostumar com o comando e miar quando você pedir.
Mas, atenção: depois de aprender esse truque, o felino pode passar a miar para ganhar tudo o que quer. Portanto, esse treinamento só é recomendado para adestradores ou pra quem não se importa de ter um gato que mia para pedir as coisas.
Jamais agrida ou maltrate seu animal, muito menos para que obedeça aos comandos. Em primeiro lugar, agressão a animais é crime previsto em Lei. Em segundo, quando você o agride para que ele realize algum comando, você perde o respeito do animal e gatos podem reagir com arranhões e mordidas.