1. - a gravidez da gata dura entre 56 e 71 dias, mas normalmente nascem aos 65 dias. Cada ninhada dá em média, 3,88 gatinhos( só as estatísticas para darem esses 0,88) Quanto maior for a gata, maior é a probabilidade de ter mais gatinhos.
O número de óvulos fertilizados é bem superior ao número de gatinhos. Geralmente os gatinhos que nascem antes dos 58 dias, nascem mortos., e quanto mais tarde o gatinho nascer, maior ele estará, e mais difícil será para ele nascer, por isso deve consultar o veterinário da sua gata, se a gata não der sinais de parto até aos 71 dias. O récorde de gatinhos nascidos vivos foi de 14 gatinhos, em 1974 na África do Sul Quando a gata tem mais de 5 gatinhos, ela costuma ter uma certa dificuldade para criar todos.
2. Como saber se a gata tá grávida?
- A partir da 3ª semana, a gata ficará com os mamilos maiores e avermelhados, aumenta o peso e o abdómen inchado. ATENÇÃO: NUNCA apalpar a barriga da sua gata; isto poderá causar danos muito graves aos bebés, que poderão nascer com deficiências ou mesmo morrer.
3. Como prever o dia do parto?
- É muito simples. Se souber quando é a gata acasalou, conte mais 9 semanas a partir do dia de acasalamento. Se não souber, conte 6 semanas a partir do dia em que os seus mamilos fiquem maiores e avermelhados.
4. O que fazer antes do parto?
-Fale com o seu veterinário;
-Peça ao veterinário que receite "vermicidas" para a grávida;
-Alimente a tua gata com uma dieta equilibrada, com suplementos vitamínicos e minerais( fale sobre isso com o veterinário.);
-Na última fase da gravidez, os gatinhos podem causar "obstipação". Se isso acontecer, mistura algumas gotas de parafina na alimentação da gata.
-Prepara com antecedência a caixa para a gata dar a luz, que deve ficar em um local quente e calmo, de madeira ou papelão, aberta em cima e num dos lados. Forre com jornal( fácil de trocar e um ótimo isolante) Pendure uma lâmpada de infravermelho sobre a caixa. Se ela recusar o local e escolher outro, leve tudo isso para o lugar que ela escolheu;
- As gatas não devem sair de casa nas duas últimas semanas de gravidez.